26 de abril de 2015

QUADRADOS DE LIMÃO E SEMENTES DE PAPOILA





O limão não reúne consenso cá por casa !

Há quem goste e há quem deteste...
Felizmente a maioria vence e como tal dei uso a alguns limões que pediam para serem utilizados das mais variadas formas.
Desta feita... um bolo tão, mas tão delicioso...






Gosto do contraste que o limão confere a vários pratos, entre os quais as belas das sobremesas...

Assim, um bolinho de limão que até nem precisaria de calda mas que a acabou por ter, fez um brilharete e tem estado a ser consumido, lá está, pela maioria !






E em vossa casa ?
O limão reúne consenso ?

E por onde anda a nossa linda Primavera ? Alguém sabe ? 








Ingredientes:


  • 175 gr. de açúcar
  • 175 gr.de margarina
  • 125 gr. de farinha
  • 4 ovos
  • 50 gr. de sumo de limão
  • meia colher de sopa de fermento
  • 1 colher de chá de sementes de papoila






Preparação na Bimby:


Deite a margarina no copo do robot, adicione o sumo de limão e o açúcar e ligue durante 30 segundos, velocidade 6.
Passe a espátula pelas laterais do copo e depois ligue na velocidade 5 e vá adicionando os ovos, um por um pelo buraco.
Desligue o robot.
Adicione o fermento e a farinha e ligue 30 segundos na velocidade 6, passando depois novamente com a espátula.


Para preparar este bolo de forma tradicional, basta ir juntando os ingredientes da mesma forma que se faz no robot de cozinha.





Verta a mistura anterior num tabuleiro e leve ao forno durante 30 minutos (não deixe cozer demasiado, faça o teste do palito).

Se quiser fazer uma calda, para deixar o bolo molhado, é só adicionar 50 ml de sumo de limão a 100 ml. de água e 3/4 colheres de sopa de açúcar. Deixe ferver a calda por cerca de 7 minutos e depois regue o bolo com a mesma.

Desenforme e sirva cortado aos quadrados.








Fonte: revista "Teleculinária - Robot de Cozinha", nº 44 de Setembro de 2011, pág. 25













15 comentários:

  1. Gosto muito de bolos assim simples e aromáticos! É impossível comer só um quadradinho!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro tudo que leve limão.
    O teu bolinho ficou bem bonito e com o sabor delicioso do limão, comia um cadinho, sim.
    Beijinho e que venha logo a Primavera.

    Paula

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel,
    Já por aqui o limão gera muito consenso ao contrário do chocolate e da canela!!! Esses quadrados devem ser uma delícia e sem dúvida que iluminam um dia meio cinzento com estes últimos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu amo tudo que leva limão e sendo assim, vou levando a receitinha kkk
    Ficou com uma cor linda!
    Bjssss amiga e uma semana bem maravilhosa p/vcs

    ResponderEliminar
  5. Ficaram muito apetitosos esses quadradinhos, Isabel! As fotos também estão lindas. Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Isabelinha, que lindas fotos. Tão primaveris! Adoro limão, e limão siciliano por aqui são tão caros. Quisera ter um limoeiro no meu jardim, Estão lindos os seus e quem não gosta de saborear um belo pedaço de bolo de citrinos? Ficaram lindos seus quadradinhos.Beijinhos uma excelente semana

    ResponderEliminar
  7. Deve ser tão bom, um bolinho com sabor a Primavera... apetece roubar um quadradinho!

    ResponderEliminar
  8. Olá minha querida, saudades de ti e do seu cantinho!
    Esses quadradinhos estão perfeitos e com gostinho de limão melhor ainda, hummmmm...!

    Feliz semana junto a sua família!
    Bjs no seu ♥

    ResponderEliminar
  9. minha amiga querida que lindos estes bolos eu amei ..aqui no brasil é dificil e caro as papoulas mas eu amo acho esta combinação perfeita sabe vc acertou em cheio minha querida obrigado pelo carinho eu sumi e vc ja sabe né por causa do encontro de blogueiros mas ja esta tudo voltando ao normal
    um grande beijo cheios de saudades

    ResponderEliminar
  10. Querida Isabel: eu adoro o sabor do limão! Até quando estou constipada o que me apetece é comer limão aos gomos ( fazendo caretas terríveis,mas adorando cada dentada,rsrs). Estes belos quadradinhos, muito bem enquadrados pela linda primavera ( que por aqui, também não quer dar um ar da sua graça) estão mesmo com um ar guloso e delicioso.Eu ia comer uns quantos com todo o gosto.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. olá Isabel aqui em casa todos gostam de limão e esse bolo ficou bem apetitoso bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  12. Querida Isabel, que deliciosos quadrados de limão! Ao contrário da tua casa, por aqui todos adoramos limão! Vão direitinhos para a minha lista de receitas deliciosas que quero fazer, estão com um aspecto maravilhoso!
    Um grande beijo!

    ResponderEliminar
  13. Olá Isabel :)
    Esses quadradinhos só podem ser deliciosos!!! Gosto bastante de sementes de papoila e adoro limão ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Adoro o sabor a limão em qualquer sobremesa que seja. Pena que o maridinho não goste. É limão e coco. Logo ingredientes que eu adoro. Oh sorte! :)
    Gostei muito do teu bolinho. Quero! :)

    As tuas férias, correram bem? Espero que sim.

    Beijinhos,

    Aurea Neves

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.